segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

BLOCO FLOR DO EUCALIPTO, O LIRISMO APAIXONANTE DE MORENO

Categoria da agremiação: Bloco Lírico
Nome Oficial: Bloco Flor do Eucalipto
Data da Fundação: 02 de setembro de 2000
Cores Oficiais do Bloco: Vermelho, Verde, Branco
Símbolo Oficial: Máscara formada de folhas de eucalipto
Hino Oficial: Bloco Flor do Eucalipto, de Erilson Oliveira
Presidenta atual, Eva


Bloco Flor do Eucalipto, a CULTURA mais representativa do nosso Município


Eva, Bibiu e João Pereira

Tudo começou quando no carnaval de 2000 um grupo de foliões, acompanhando um dos blocos da cidade de moreno, ouvir a orquestra tocar “Madeira que cupim não rói” e “Sabe Lá o Ké Isso”. Quando essas duas músicas foram executadas percebeu-se uma empolgação geral daqueles que acompanhavam e de pessoas que olhavam o bloco passar. a partir daí perguntou-se: porque não fundar em moreno um Bloco Lírico? A idéia foi amadurecida por quase sete meses e no dia 02 de setembro deste mesmo ano foi convocada uma reunião com o objetivo de discutir e fundar um Bloco Lírico, da qual participam dezoito pessoas. Nessa reunião foram discutidas as linhas gerais da agremiação bem como seus objetivos. Foi opinião unânime o fato de Moreno não possuir uma opção para se brincar um carnaval autêntico, onde se resgatasse nossas autênticas tradições e privilegiasse o mais importante representante da cultura popular pernambucana: “O Frevo”. Nesse sentido, constatou-se que havia na cidade uma grande lacuna a ser preenchida e, portanto, a fundação do Bloco Lírico era só viável, mas sobretudo necessário para a alegria e satisfação dos foliões mais saudosos e fiéis às tradições do nosso carnaval.


Duas semanas após a primeira reunião foi realizada a Segunda, da qual participaram cento e trinta pessoas, o que veio a reforçar e consolidar a idéia. Daí em diante não se parou mais. Foram várias reunião e eventos. Em uma delas foi eleito entre várias propostas, o nome oficial: BLOCO FLOR DO EUCALIPTO. Em outra foi eleito o logotipo oficial: constituído de máscara formada por folhas de eucalipto, e as cores oficias, formadas por vermelho, verde e branco. Finalmente foi realizado um festival com objetivo de eleger a música que seria o hino oficial do bloco, e entre cinco concorrentes, foi eleita a música Bloco Flor do Eucalipto, com autoria de Erilson Oliveira.

BLOCO FLOR DO EUCALIPTO
Erilson Oliveira

Flor do Eucalipto traz
Esta canção de amor
Vivo sempre a relembrar
Toda a meiguice deste teu olhar
Saudade que nasce
Do acorde de um trovador

Meu boco vem cantar também
A nostalgia de um Sonhador Ô Ô
Vem cá, meu bem, brincar também
Sentindo o cheiro de nossa Flor.

Flor do eucalipto traz
Esta canção de amor
Hoje o Bloco vai passar
Mais um motivo pra te encontrar
Os versos de outrora
Revela a magia do amor

Meu bloco vem cantar também
A nostalgia de um Sonhador Ô Ô
Vem cá, meu bem, brincar também
Sentindo o cheiro de nossa Flor.

Com Bloco Fundado, partiu-se para a preparação visando ao desfile já no carnaval de 2001.
que veio com o tema: ­­­Das Flores ao Operário Saudades do Passado


Trazendo um repertório lindíssimo com canções imortais de um lirismo apaixonante como: Madeira que cupim não Rói, Ingratidão, Valores do Passado, Evocação Nº1, Sabe Lá o Ké Isso, Último Regresso...

No ano de 2002 veio com o tema Saudade Dos Antigos Carnavais
Em 2003 veio com O Esplendor de Moreno Refletido na Cultura do Eucalipto
Em 2004 com Revivendo os Carnavais de Veneza
Em 2005 veio com Girassóis a Fonte do Amor
Em 2006 veio com o tema Flor de Moreno, onde Dalva Torres e Romero Amorim, fizeram a música “FLOR DE MORENO”
Em 2007 veio com Ciganos e Ciganos Personagens do Carnaval nos 100 anos do Frevo
Em 2008 trouxe o tema Do Reino Encantado aos Pastoris
Em 2009 veio com o tema No Carnaval a Magia do Amor, da Colombina, Arlequim e Pierrô.



Em 2010 trouxe Uma Noite em Madrid






Sua Orquestra e composta por Cavaquinhos, Banjos e Violões, Sax Alto, Sax Tenor, Clarinetes, Flauta, Trompete e Trombone, Caixa, Surdo e Pandeiro, liderada pelo Maestro Crisóstomo Santos que junto ao Coral Do Bloco Flor do Eucalipto, canta e encanta os amantes do frevo de bloco.


Como todos os anos, o desfile oficial do Bloco Flor do Eucalipto na cidade do Moreno, acontece na Sexta-feira um dia antes de Zé Pereira. Pois já virou tradição onde todos os Morenenses esperam ansiosos para ver com que fantasia estará a mais representativa Cultura Morenense, a lírica Flor de Moreno, o Bloco Flor do Eucalipto.


Durante esses 10 anos de existência, O Bloco Flor do Eucalipto já se apresentou em vários lugares do nosso estado como: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Gravatá, Bonito, Caruaru, no Festival de Inverno de Garanhuns, Rio Formoso, na FENEARTE, no AURORA DOS CARNAVAIS... por várias vezes ... Sempre levando alegria ao público, fazendo-os cada vez mais se apaixonarem por este ritmo que propaga melodia em forma de poesia.




Lançou o cd “Sinta Esta Saudade”, com música como: Hino do Bloco Flor do Eucalipto (Erilson Oliveira), Flor de Moreno (Dalva Torres e Romero Amorim), Amor de Outrora(Sérgio Crisóstomo e Crisóstomo Santos), Sonho Pierrot (Erilson Oliveira), Bloco da Paz (Erilson Oliveira), O Cheiro da Saudade (Marcelo Siqueira), Saudação a Moreno (Erilson Oliveira) que abriu espaço para compositores de nossa cidade escrever músicas para o nosso bloco.



E no ano de 2011 traz o tema COMO TUDO COMEÇOU.


Após a Aurora dos Carnavais, após o seu desfile oficial, a segunda-feira de Carnaval no Encontro de Blocos Líricos de Pernambuco, no Pólo Multicultural do Marco Zero do Recife, é o dia mais esperado por todos que fazem o Bloco Flor do Eucalipto. Pois neste dia, toda a preparação das guerreiras Eva, Graça e Teresa, Diretores, seus desfilantes, seu coral e orquestra, para um novo ano, com novo tema, novas fantasias, novas músicas, será mostrado para a grande multidão pernambucana, juntos aos outros blocos que se prepararam da mesma forma. Pois quem tem a ganhar com todo esse amor e dedicação pelos blocos líricos de Pernambuco, são todos os apaixonados por esse Frevo-de-Bloco que só radia alegria.


E com toda certeza, “Como dois e dois são quatro, Sei que a vida vale à pena, Embora o pão seja caro e a liberdade pequena” (Ferreira Gullar), sei que esse Bloco em meio a tanto esforço e dedicação com apoio de poucos, jamais deixará morrer esta Cultura Morenense, pois está no DNA de cada componente fiel, que onde o bloco se apresenta, faça chuva ou faça sol, esta lá presente dando o máximo de si, cantando e encantando a todos junto a esse bloco que só radia alegria em forma de poesia. Meu bloco vem cantar também, A nostalgia de um Sonhador Ô Ô, Vem cá, meu bem, brincar também, Sentindo o cheiro de nossa Flor.

Em meio a tanto esforço e dedicação a este FREVO que unem gerações, hoje o BLOCO FLOR DO EUCALIPTO é a Cultura mais representativa do Município de Moreno, pois propaga a Cultura Morenense Pelos quatro Cantos de Pernambuco.
Parabéns a todos que fazem o Bloco Flor do Eucalipto, figurinista, costureiras, presidente, diretoria, desfilantes, Coral e Orquestra, por propagar tão encantadoramente esse lirismo apaixonante.

Um comentário: