sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Gente que Faz A Cultura Morenense – Com Heron, O Talentoso Artista Plástica de Moreno

De obras admiráveis, Heron Oliveira, um sensível de pacata aparência que expressa todo o seu talento e sentimentos para uma tela através de um pincel. Ao chegar na Matriz da Imaculada Conceição de Moreno, nos deparamos com uma das suas obras, a imagem da Santa pintada por ele...

Cultura Morenense - Quem é Heron?

Heron – É um artista que ficou na história das artes plásticas de Moreno. Sou tímido, indeciso, gosto de amizades, perfeccionista tenho um temperamento sensível, mas persistente naquilo que faço. Sou tranqüilo, romântico e um eterno sonhador.

Cultura Morenense – O que é a pintura para Heron?

Heron – A pintura é a capacidade de desenvolver um dom, por em pratica uma idéia através do pincel e das tintas. E o registro da própria vida do artista, onde a criatividade e a imaginação fazem parte dela. É uma projeção de varias fases que o artista passa, as vezes alegria, as vezes tristeza.

Cultura Morenense - Como descobriu que tinha o dom da pintura artística?

Heron - Descobrir o dom de pintar através do meu irmão Cleber, que se matriculou no curso de pintura e desistiu e me colocou no lugar dele.

Cultura Morenense - Quem lhe influenciou a pintar?

Heron – Tive influencias de varias escolas e tipos de pintura como: O Realismo, O Impressionismo, O Modernismo, O Clássico, O Renascentismo e dos grandes pintores como Van Gogh, Picasso, Renoir, Cezanne, Da Vinci e outros.

Cultura Morenense – Você se inspira em que para criar a sua arte?

Heron – O artista tem que se envolver com a pintura de diversas maneiras. Eu entro na pintura do quadro e me inspiro no que vou pintar, começo a misturar com a trama da arte, uso cores para captar a beleza, o horrível, a miséria, a loucura, a alegria, a tristeza.

Cultura Morenense – Gosta de ouvir música quando está criando?

Heron – A música deixa fluir a imaginar a arte de outra maneira. A arte e necessária quando a música passa as idéias e emoções e se transforma no quadro.

Cultura Morenense – Se espelhou em J. Borges para pintar a arte da xilogravura?

Heron – Sim, gosto de variar, buscar outro estilo de arte, porque e uma arte com uma linguagem e ilustração do interior de Pernambuco, com história que povoam e retrata o imaginário nordestino e isso o que penso de J. Borges

Cultura Morenense – Quando cria obras com tema regional, em que você se inspira?

Heron – A Cultura de Pernambuco é que traz inspiração para mim. Seu povo, costume e festas e quem mostra a riqueza da região do nordeste. o sol o mar a terra é o céu, isso me inspira a pintar.

Cultura Morenense – A cidade de Moreno é fonte para sua Criação?

Heron – Moreno faz parte de algumas das minhas criações, o estilo dos seus casarões, suas igrejas, engenhos, o verde, as montanhas, os rios, a cachoeira, tudo isso capto com os pinceis e reproduzo na tela. O Casarão pintado por mim, resgata a memória e valorizar através da pintura o que a cidade de Moreno tem de mais belo para mostrar.

Cultura Morenense – Qual das suas Obras você acha mais importante?

Heron – O quadro de Jesus Cristo, porque foi um desafio para mim, pois nunca vi como é o rosto nem sei como é o nosso Senhor Jesus. Mais foi como uma forma de agradecer o dom que ele me deu.


Cultura Morenense – Você confirma que a Mulher tem o dom de paralisar o artista, inspirando-os a poetizá-la, cantá-la e pintá-la.


Heron – A mulher sempre foi objeto de desejo do homem, e para o artista despertar beleza, encantamento. Por isso que ela hipnotiza, traz mistério e paralisa com seu magnetismo, que inspira o artista a encontrar o que há de mais belo em uma mulher.

Cultura Morenense – A música lhe inspira a pintar?

Heron – A música e seus instrumentos me inspira a pintar, porque povoa a minha imaginação, pois juntos música e arte surge a fusão de minha criação.

Cultura Morenense – Nua visão da História da Artes Plástica, como define o seu tipo de arte.

Heron – Do Barroco ao moderno, do clássico ao regional, da pintura sacra (Religiosa, ao Realismo Social, traz uma mistura do renascimento.

Cultura Morenense – O que você acha que deveria ter em Moreno para valorizar o Artista local?
Heron – Uma galeria de arte que a cidade não tem ou uma loja para venda de artesanato, onde fosse mostrada a identidade Cultural do Artista Morenense. A riqueza Cultural tem que está presente para divulgar a arte e valores de uma cidade.

Cultura Morenense – O que mais gosta de pintar?

Heron – O que gosto de pintar, são o que consigo captar na minha memória, pois tudo que estar em minha volta me inspira. Dar formas para mudar o mundo que vocês conhecem de um jeito meu. Por em prática no pincel uma idéia, projeção de uma cena, expressar minhas emoções, e o que chamar minha atenção. Gosto de figuras humanas, figuras religiosas, abstrato, paisagem, florais, marinha, regional, etc

Cultura Morenense – Qual é o seu sonho como Pintor Artístico?

Heron – Meu sonho é fazer um curso de artes plásticas no exterior para buscar mais aperfeiçoamento e outras técnicas para enriquecer minha pintura numa das melhores escolas do mundo das artes, como Itália.

Cultura Morenense – Você acha que em Moreno deveria existe uma lei de iniciativa a cultura que funcionasse de verdade, (sem interesse próprio de alguns) para que pudéssemos ver talentosos filhos da terra das Verdes Colinas, espalhando a nossa Cultura pelos quatro cantos de Pernambuco.

Heron – Eu acho que deveria ter uma lei de incentivo à cultura sem interesse político, que funcionasse de verdade e não só de fachada. Que levasse os artistas de Moreno para mostrar e negociar suas artes, dentro e fora do estado de Pernambuco para enriquecer e expandir a Arte da Cultura Morenense.
Cultura Morenense – Onde é como conseguir uma obra sua?
Heron – Quem se interessar por uma de minhas obras, pode comprar ou encomendar através do meu atelier que fica na minha residência: Av. Dr. Sofrônio Portela nº 3685 Centro – moreno ou através do meu telefone 3535 – 1147 e combina para fazer a encomenda do quadro.

Cultura Morenense – Obrigado Heron Oliveira por fazer parte deste espaço reservado para GENTE QUE FAZ A CULTURA MORENENSE, pois és um talentoso Artista Plástico de Moreno e merece toda a nossa admiração. Pois esse blog foi criado com um único objetivo, divulgar a CULTURA MORENENSE pelos quatro cantos do Brasil.

Um comentário:

  1. aló meu caro isa, aqui é wlisses que tal vc ir fazer uma visita no Grupo Ecoteiro Frei Caneca observar nossa reunião, e tambem aprender um pouco sobre o movimento Escoteiro que já têm 100 anos aqui no Brasil abraços fortes e paz na tua alma meu email é wlissesfox@hotmail.com valeu.

    ResponderExcluir